Design Responsivo e Experiencia do Usuário (UX)

Equipes de desenvolvimento tem trabalhado para desenvolver sites para diferentes dispositivos, mas para que se tenha êxito em um projeto web é preciso levar em consideração não apenas o conteúdo em si, mas também o design e a performance de usabilidade em cada tipo de dispositivo.

Definindo um design responsivo
Web Design Responsivo (WSR ou RWD em inglês) é o desenvolvimento web alinhando mudanças dinâmicas na aparência da página, de acordo com o tamanho e orientação do display utlizado. Por exemplo, uma pagina para ser considerada responsiva deve se adaptar tão bem na tela de um smartfone, como em tablets e computadores convencionais. Para isso, o design responsivo é utilizado para parear as diversas plataformas, tendo assim a tarefa de oferecer o mesmo conteúdo aos vários usuários de um site na web.

Esta solução é providencial para que não precisem ser criadas várias páginas com código fonte diferente para um mesmo conteúdo, dando um retrabalho para a equipe de desenvolvimento. Além de demandar tempo e investimento maior por parte de quem estiver por trás do projeto.

Sendo feito desta forma, o mesmo código HTML serviria para vários dispositivos, usando apenas o CSS para mudar a aparência da página de acordo com cada caso. Isso se torna transparente ao usuário, que praticamente não notaria a diferença ao acessar em diferentes dispositivos.

No design responsivo, o projeto é ágil, os elementos da página se modelam de acordo com a resolução da tela, aumentando ou diminuindo tanto imagens como textos. O projeto Responsivo conta com grids baseadas em proporção para reorganizar o conteúdo e elementos de design. As colunas diminuem ou aumentam em relação a uma tela de Smartfone, Tablet ou Notebook por exemplo.

Adaptável as novas tecnologias
Por ser modular, a performance das páginas estariam disponíveis a mudanças mesmo com o surgimento de novas tecnologias. Trabalhando responsivamente, os conteúdos podem se adaptar a inteligencia em óculos e relógios, objetos que estão sendo desenvolvidos nos últimos tempos e em breve devem se tornar populares, a exemplo dos tablets e demais portáteis.

Concluindo
O design responsivo é uma ferramenta, e como todas as outras requer cuidado. Se preocupar apenas com a aparência e deixar o conteúdo de lado, ou vice-versa, não pode ser o ponto final. As equipes de desenvolvimento devem sempre cuidar desta fusão, preocupando-se com o conjunto Conteúdo x Design x Performance. A usabilidade deve ser o carro-chefe, pois o usuário do outro lado do código sempre será o foco principal em um projeto web.

Anúncios

Autor: Daniel Brandão

Desenvolvedor Web e Professor. Gosto de debater, escrever e comentar a respeito da vida, tecnologia, o pensar, a sociedade, a vida cotidiana e da vida vindoura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.