[série] A estrutura e a semântica do HTML5 – Parte 3 (final)

… Continuação. Parte 3 do artigo/tutorial A estrutura e a semântica do HTML5

Ferramentas

Bem, chegou a hora de falar sobre as ferramentas. Talvez você espere que eu fale aqui sobre o Dreamweaver – afinal, bem ou mal, é o editor mais popular. Mas não, não falarei do Dreamweaver, nem de nenhuma ferramenta da Adobe.

Vou comentar aqui sobre três ferramentas que acho bem mais interessantes para o nosso trabalho (afinal, são as ferramentas que eu uso no meu trabalho). A primeira é a IDE Aptana Studio 3, a segunda é o editor Sublime Text 2, e a terceira é o HTML5 Boilerplate.

Aptana Studio 3

Aptana

Aptana (http://www.aptana.com/products/studio3) é uma IDE Open Source multi-plataforma para desenvolvimento web baseada no Eclipse, e sempre se destacou como um dos melhores editores para HTML, CSS e Javascript.

Nessa versão 3, o Aptana trás diversas novidades, entre elas o suporte integrado a PHP, Ruby on Rails e Python. Mas entre as novidades que mais me agradaram está o suporte ao HTML5 e ao CSS3, além do Zen Coding que antes necessitava da instalação de um plugin, e agora também está integrado aoAptana.

Aptana possui um dos melhores (senão o melhor) assistentes de desenvolvimento de código, que inclui informações sobre o nível de suporte para cada elemento nos principais navegadores. Nessa versão 3.0 ele traz suporte na criação de HTML, CSS, JavaScript, PHP e Ruby, além de suportar as mais recentes especificações HTML5 e CSS3.

Também é possível personalizar o seu ambiente de desenvolvimento, ampliando os recursos por meio de scripts com centenas de comandos personalizados, que o Aptana apresenta de acordo com o contexto do tipo de documento que estivermos editando.

Sublime Text 2

Sublime Text

Sublime Text (http://www.sublimetext.com/) foi o editor que desde a primeira vez que utilizei, me apaixonei e não larguei mais. Isso porque ele é muito leve, sem frescuras, limpo e com visual muito agradável.

É um editor simples, mas com funções muito úteis. Com ele você pode otimizar uma série de tarefas com recursos de auto-completar, repetir ações, construção automática e criação de macros, além de poder personalizar teclas de atalho, menus e barra de ferramentas.

A interface do Sublime Text te dá a possibilidade de dividir a tela em várias janelas, mudar as cores, visualizar uma miniatura de todo o código e navegar por abas entre documentos. Além de tudo isso, ele dá suporte para uma vasta gama de linguagens, como C, C++, C#, CSS, HTML, Haskell, Java, LaTex, PHP, Ruby, SQL, XML, JavaScript, Groovy e várias outras. Sem dúvida nenhuma, esse é o editor que eu recomendo para o seu trabalho.

HTML5 Boilerplate

HTML5 Boilerplate

HTML5 Boilerplate (http://br.html5boilerplate.com/) nada mais é do que um template HTML5 para servir como base aos seus projetos. Ele foi criado utilizando os melhores modelos de HTML/CSS/Javascript, com as melhores práticas de normalizações cross-broswer, otimizações de desempenho, e até mesmo de recursos opcionais como cross-domain para Ajax e Flash. Possui um arquivo .htaccess de configuração do Apache com regras de cache preparado para o seu site oferecer vídeos em HTML5, usar @font-face, comprimir com gzip, entre outras coisinhas mais.

HTML5 Boilerplate definitivamente é a melhor opção para você começar a trabalhar com HTML5 a partir de uma base sólida e bem construída. Você pode tanto baixá-lo através do site, como também pode gerá-lo através do Aptana Studio 3, no momento da criação de um projeto.


Gostou do post? Achou as informações úteis, ou falta alguma coisa? Comente e deixe sua opinião, vamos compartilhar informação 😉

Anúncios

Autor: Daniel Brandão

Desenvolvedor Web e Professor. Gosto de debater, escrever e comentar a respeito da vida, tecnologia, o pensar, a sociedade, a vida cotidiana e da vida vindoura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s