Mozilla lança primeiro Firefox Developer Edition de 64 bits

A Mozilla lançou ontem a versão de número 38 da Developer Edition do Firefox. O navegador, voltado para desenvolvedores a fim de testar novos recursos, traz pela primeira vez uma versão de 64 bits para Windows.

Uma versão de 64 bits tem um espaço de endereço bem maior do que os 4GB que limitam a versão 32 bits e, com o crescimento de aplicativos para o navegador, assim como jogos, é chegada a hora de começarem a aparecer as novas versões dos browsers. A imagem abaixo, por exemplo, foi tirada de um game sendo construído na Unreal Engine para a Developer Edition do Firefox.

DevEditionEpic

Capaz de acessar novos registros e instruções do hardware, a versão de 64 bits do Firefox promete também ganhos em velocidade, de maneira “significativa” no JavaScript, por exemplo. E o maior espaço de endereço permite que o navegador use a proteção de memória do hardware e melhore a efetividade do ASLR (Adress Space Layout Randomization), dificultando a produção de malware.

Novidades

Novo visual

O Firefox Developer Edition é a antiga versão de desenvolvedores do Firefox, chamada “Aurora”, porém com algumas mudanças visuais e novas ferramentas. A mudança mais significativa que você vai perceber ao abrir o navegador certamente é o seu novo tema. A tela possui abas quadradas em vez dos cantos arredondados e um tema escuro.

O navegador exibe a sua barra de títulos e o plano de fundo na cor preta, colocando as letras em branco para proporcionar o destaque ideal para a leitura. Porém, nas preferências do browser você também encontra uma versão clara do tema, para o caso de você preferir o uso dele com esse estilo em vez das tonalidades escuras.

Uma IDE integrada

O aplicativo traz ferramentas para você desenvolver, testar e escalar aplicativos desenvolvidos para o Firefox OS, evitando que desenvolvedores precisem ter vários programas instalados no computador. Entre elas, a que merece um grande destaque é a IDE interna do navegador. Você pode abrir esse setor por meio da barra presente na parte superior direita da tela ou por meio do menu de ferramentas, no setor de desenvolvimento web.

IDE do navegador

A IDE traz um modelo de interface semelhante a outros programas do estilo, com a árvore de arquivos na lateral esquerda, a porção direita destinada ao código e as demais ferramentas na parte superior do display. Você pode inclusive baixar os emuladores para testar os resultados finais, caso desejado.

Mais ferramentas

O programa também conta com uma série de opções para quem desenvolve aplicativos para a web, sendo que elas podem ser abertas por meio da tecla “Alt”, abrindo o menu “Tools” e selecionando o item “Web developer”. Entre as opções disponíveis, você pode testar como a página desenvolvida vai abrir em diferentes tamanhos de tela, apenas modificando o tamanho da janela do navegador.

Console

Também é disponibilizada uma ferramenta de depuração, com a opção de visualizar o comportamento de um aplicativo em diferentes plataformas por meio do “Valence”. O navegador conta ainda com o console tradicional de desenvolvedor, a inspeção de itens de uma página, verificação de APIs de áudio e depuração de JavaScript.

Por meio do monitor de rede também é possível ver todas as requisições realizadas pelo navegador e quanto tempo cada uma delas demora para obter uma resposta, além de poder ter informações detalhadas sobre elas. O programa também conta com um editor de estilo para CSS, entre várias outras ferramentas.

Conflito de perfis

O Firefox Developer Edition utiliza um sistema de perfis diferente e, por isso, se você utilizava o Aurora, vai perceber que ao abrir a nova versão ele não vai carregar os dados da antiga. Porém, uma possível maneira para resolver o problema está em entrar nas configurações e desmarcar a alternativa “Allow Firefox Developer Edition” and Firefox to run at the same time”.

Opções

Entretanto, tal opção faz com que você não possa utilizar as duas versões. Outra alternativa está em utilizar a ferramenta de sincronização para importar os dados do perfil diretamente do Firefox.

Novidades da versão 38

Essa versão do browser para desenvolvedores mudou pouco na sua edição 38. Não há qualquer mudança visual significativa, mas a Mozilla implementou algumas novidades internas. Há melhoramentos em CSS, HTML, JavaScript e algumas outras relacionadas à APIs. Nada muito drástico.

A versão completa do Firefox 38 é esperada para maio. A Developer Edition 38 do Firefox pode ser baixada aqui.

Com informações de Game Vício e Baixaki

Anúncios

Autor: Daniel Brandão

Desenvolvedor Web e Professor. Gosto de debater, escrever e comentar a respeito da vida, tecnologia, o pensar, a sociedade, a vida cotidiana e da vida vindoura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.