Quer programar? Eu digo Bora!

Hoje nós não temos tantas limitações em se tratando de desenvolvimento. Linguagens tidas como para programação desktop já tem suas opções de vinculo com a web, e vice-versa. Partindo desse pressuposto, as dicas que trago aqui valem para quem quer aprender linguagens atuais para desenvolvimento de softwares e apps.

Trouxe aqui então dicas de livros e materiais úteis para quem quer começar a programar “sozinho”, mas com uma leve instrução de quem entende um pouco mais. As dicas são válidas para quem quer desenvolver para a web. Vale sempre lembrar que programar não é bicho de 7 cabeças, mas requer o mínimo de dedicação e vontade, além de organização de prefêrencia. Mas vamos ao que interessa.

JavaScript

Para a linguagem, livros atuais são bem mastigados e com vários exemplos, o que ajuda bastante. Indico os livros da editora Casa do código. Com uma variedade grande de escritores, seus livros são extremamente bem elaborados e com um material gráfico bacana. Destaque para os livros DOMINANDO JAVASCRIT COM JQUERY e COLETÂNEA FRONT-END. Outro livro bacana que encontrei grátis online é o JAVASCRIPT FURTIVO do Eric Douglas (até o lançamento desse post, o livro ainda estava em desenvolvimento contínuo).

HTML5 e CSS3

Assim como para JS, o livro COLETÂNEA FRONT-END trás uma gama de artigos e tutoriais compilados em um único livro, com dicas e ótimas formas de se trabalhar com estas linguagens básicas para o desenvolvimento web. O livro é um apanhado de textos de feras no assunto Front-end.

PHP

Para melhor assimilar esta linguagem, darei 3 dicas legais. Primeiro vem de livros, posso indicar os que conheço e me ajudaram até aqui. O primeiro deles é APRENDENDO A PROGRAMAR EM PHP, o outro é uma continuação chamado PHP PARA QUEM CONHECE PHP, ambos do Juliano Niederauer, esses livros salvaram a minha pele no começo da minha carreira profissional. Precisava de uma linguagem web que me servisse para criar meu primeiro sistema web completo em apenas 2 meses, e foi com ele que peguei as primeiras dicas de PHP (e me apaixonei pela linguagem desde então).

Outro livro legal para programar orientado a objetos é o PHP – PROGRAMANDO COM ORIENTAÇÃO A OBJETOS do Pablo Dall’Oglio (editora Novatec). Para você pegar as manhas e já aprender os conceitos do paradigma OO e aplicá-lo ao PHP. (OBS: a melhor forma que eu tive para aprender POO de uma vez foi ver os conceitos sendo aplicado diretamente a uma linguagem de programação, no meu caso foi com JAVA).

Outra dica legal é o curso da CodeAcademy. Um curso interativo, onde se estuda a teoria e logo se pratica com pequenos exemplos e scripts. Uma mão na roda para quem está começando.

PYTHON

Python eu particularmente ainda não adquiri nenhuma literatura. Tudo que aprendi foi através do site da CodeAcademy. Como falei na dica de PHP, é um curso bem interativo, onde se aprende tanto a parte teórica como prática.

É isso. Sou um desenvolvedor web em (plena) formação. Já trabalho com web desde 2005, mas sempre temos que nos manter em evolução, nunca se sabe tudo (ainda mais na área de Desenvolvimento/TI). Em breve trarei dicas sobre programação em Java e Android, objetos de meus estudos recentemente.

Anúncios

Autor: Daniel Brandão

Desenvolvedor Web e Professor. Gosto de debater, escrever e comentar a respeito da vida, tecnologia, o pensar, a sociedade, a vida cotidiana e da vida vindoura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s