Anunciada a versão 4 do Bootstrap

No 4º aniversário do Bootstrap, a equipe anunciou o lançamento, ainda em estágio alpha, da versão 4 do framework.
O criador do Bootstrap, Mark Otto, apresentou no post as principais mudanças dessa versão. Otto afirma que a versão 4 é uma “grande empreitada que afetou praticamente cada linha do código”.

As primeiras três versões do Bootstrap usaram o Less, mas a versão 4 troca o Less pelo pré-processador de CSS Sass. De acordo com Otto, os seguintes pontos motivaram a mudança:

O Sass tem uma comunidade de desenvolvedores maior e seus ciclos de iteração são mais rápidos do que os do Less. Além disso, o Sass é muito similar ao Less, resultando em uma transição mais fácil do que seria migrar para PostCSS. Por fim, o LibSass (implementação C para o tradicional Sass Ruby) é muito rápido (mais rápido do que o Less nos testes que fiz).

Visando o futuro, a versão 4 passou a suportar flexbox. Uma vez que o suporte ao flexbox oferecido pelos navegadores ainda não é universal, essa funcionalidade não está habilitada por padrão. Outra mudança importante é a troca do uso da unidade px para rem e em quando apropriado. O uso da unidade rem resulta no ajuste do tamanho dos elementos com base no seu tamanho em relação ao elemento um nível acima no HTML. No que diz respeito ao JavaScript, todos os plugins foram reescritos em ES6.

Desenvolvedores que ainda precisam de suporte ao IE8 devem ficar com a versão 3, uma vez que a versão 4 remove o suporte para esse navegador. Um guia de migração está disponível com mais detalhes a respeito do que mudou.

Também foi anunciado o Bootstram Themes. Mesmo sendo possível mudar o design de um aplicativo desenvolvido com Bootstrap, é comum a queixa de que os aplicativos tendem a ter a mesma aparência. Por muito tempo, temas de baixo custo foram disponibilizados em lojas como Themefores, mas o novo Bootstrap Themes tem três temas oficiais com suporte completo. Cada um custa U$99, incluindo atualizações gratuitas durante toda vida útil do tema. Os temas disponíveis no momento são para versão 3 do Bootstrap, mas serão atualilizados para versão 4.

Ainda não existe data de lançamento para versão 4. Otto afirma em seu post que, antes do release final, serão disponibilizadas mais algumas versões alpha, duas versões beta e dois RCs. Desenvolvedores podem participar do desenvolvimento através do repositório no GitHub e conversar com os criadores e com a comunidade no canal do Bootstrap disponível no Slack.

Fonte: Info Q Brasil

Anúncios

Autor: Daniel Brandão

Desenvolvedor Web e Professor. Gosto de debater, escrever e comentar a respeito da vida, tecnologia, o pensar, a sociedade, a vida cotidiana e da vida vindoura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.