PHPeste 2015 – Minhas Impressões

No começo de outubro tivemos aqui em João Pessoa-PB o PHPeste, conferência OpenSource com foco na linguagem PHP. Me propus em participar não apenas como ouvinte, mas na organização também. Foi minha primeira experiência na organização de um evento do tipo, e o primeiro em terras paraibanas. Vou contar um pouco do que vi e vivenciei ali.

O evento

As trilhas do evento, que teve PHP, Javascript e outras vertentes do desenvolvimento em linguagens Open Source (linguagens de código livre). Infelizmente não estive no primeiro dia, logo perdi o contato inicial e a chance de ver palestras interessantes, como a sobre NoSQL.

A organização foi precisa. Tudo funcionou como deveria pelo menos, com o mínimo de atraso em cada palestra, o que tornou o evento bem dinâmico. Pelo fato de ter sido no IFPB campus João Pessoa, a estrutura em si da instituição ajudou bastante. Para o porte desse primeiro evento, os auditórios e laboratórios estiveram de bom tamanho.

Os Palestrantes

Com um escolha democrática, onde os participantes puderam votar antes nos assuntos que mais lhe atraísse, os temas das palestras foram bem escolhidos e diversificados. Claro que sempre existem os novatos nesse tipo de evento, o que acaba fazendo com que algumas palestras sejam menos estruturadas que outras. O nervosismo faz parte também.

De um modo geral, presenciei palestrantes que sabiam do que estavam falando, e que de um modo geral contribuíram muito com os expectadores.

A Experiência

Como participei apenas do domingo, acabei caindo meio que de gaitado no navio. Mas mesmo assim consegui me sentir parte do evento. Os ‘Front-line’ do evento Abdala Cerqueira e Daniela Pitta souberam conduzir a equipe de apoio e eu particularmente não vi nada deixar a desejar.

Para mim, foi um prazer ter ajudado, ter visto palestras interessantes e ter tido um primeiro contato com outros desenvolvedores e futuros desenvolvedores nas linguagens Open Source.

Espero que tenha sido apenas o início do meu envolvimento com a comunidade PHP aqui na Paraíba. O relacionamento começou bem, pelo menos de minha parte (rsrs).

Autor: Daniel Brandão

Desenvolvedor Web e Professor. Gosto de debater, escrever e comentar a respeito da vida, tecnologia, o pensar, a sociedade, a vida cotidiana e da vida vindoura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.