Python [aula 3]: Entrada de dados – parte 1

Olá amigos. Na nossa 3ª aula de Introdução à linguagem Python, vamos ver como converter tipo de dados na linguagem e como receber valores de entrada pelo console, armazenando esses valores em variáveis.

Convertendo tipos de dados

No Python, além de números inteiros convencionais existem os inteiros longos. Mas essa conversão é automática da linguagem, de acordo com que se vai aumentando o tamanho da variável declarada.

No entanto, a função int() pode ser usada para converter outros tipos de dados para inteiro, incluindo mudanças de base. Exemplo 3.1:

print (‘int(3.14) = ‘, int(3.14)

Qual o resultado? Sim, o número real 3.14 é convertido em um número inteiro, arredondando-o para 3 (as casas decimais são ignoradas).

No próximo exemplo, vamos fazer uma operação entre inteiros e reais. O resultado sera automaticamente convertido em real, já que resultará em casas decimais.

print (‘5.0 / 2 + 3 = ‘, 5.0 / 2+3)

Repare que o resultado desta operação será 2.5, pelo fato de a linguagem Python respeitar a ordem das operações matemáticas, efetuando primeiro a divisão e depois a soma, neste caso.

Strings em Python

Em Python, quando queremos trabalhar com texto o formato de dado deve ser String. esse tipo de dado é imutável, portanto para que você mude o valor de uma string, deve-se criar uma outra para receber o valor anterior e modificá-lo (exemplo 3.2).

s = ‘Minha String’

print (s)

Como lembrei na primeira aula, os comandos que utilizamos está na versão 3.0 em diante do Python. No caso do exemplo anterior, foi criada uma variável do tipo string chamada “s”. O valor dela é ‘Minha string’, e o comando print irá mostrar na tela o valor dessa variável.

Vale sempre lembrar também que no Python não há a necessidade de se declarar uma variável antes de usá-la. Ou seja, ela é declarada e passa a existir a partir do momento que você atribui um valor a ela.

Podemos inserir o valor de uma variável, seja ela string (texto), int ou float(números) e etc dentro de uma frase, imprimindo-as como complemento. Vejamos o exemplo 3.3:

s = ‘Minha String’

# Concatenando a variável em uma frase
print (“O valor de s é: ” + s)

A concatenação é a forma de ‘juntar’ valores distintos. É a união de dois ou mais valores. No caso do nosso exemplo anterior, incluir uma variável dentro de uma frase através do símbolo + (mais) é a forma como o Python concatena variáveis. A concatenação pode ser feita de várias maneiras e cada linguagem tem seu meio de fazer.

O operador é utilizado para fazer a interpolação de Strings. A interpolação tem uma vantagem sobre a concatenação, pois é mais eficiente no uso da memória do computador em que a aplicação está rodando.

Símbolos usados na interpolação:
▪ %s: string.
▪ %d: inteiro.
▪ %o: octal.
▪ %x: hexacimal.
▪ %f: real.
▪ %e: real exponencial.
▪ %%: sinal de percentagem.

Exemplo 3.4:

f = 2.5

print(“O valor de f é igual a %2.f” % (f))

Neste exemplo, a utilização do “2.” entre o simbolo % e a letra representa a limitação de 2 casas decimais ao resultado final. Teste a impressão do resultado colocando apenas %f e veja a diferença.

Revisando

Vimos como podemos converter um número de um tipo para outro, inteiro para real no caso. Vimos também as formas de utilizarmos a união de valores com variáveis e strings, cada um da sua maneira, com utilidades distintas.

Se você estiver gostando das lições iniciais, nos incentive curtindo a postagem e compartilhe nas redes sociais abaixo (Twitter, Facebook ou Google+). Até a próxima aula.

OBS: Todos os arquivos dos exemplos utilizados em cada lição estão disponíveis em meu repositório no Github.

Anúncios

Um comentário sobre “Python [aula 3]: Entrada de dados – parte 1

  1. Bom dia,
    Gostaria de saber se você faz ou indica quem poderia conversar sobre um app java para coleta de dados a partir de iamgens (tabloides e mídia impressa) e também essa mesa mídia digitalizada e disponibilizada online, a ideia é formar um banco de dados a partir de imagens coletadas por celular.
    favor me contatar: guilherme.naymaier@bis-brasil.com / 51 9 9992.8979

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s